Desde 2013 os cartórios já contavam com Resolução nº 09 do Conselho Nacional de Justiça, que recomenda a digitalização nos cartórios e tabeliães, tendo em vista acontecimentos decorrentes de acidentes naturais ou criminais, que acarretaram na destruição de documentos, demandando a restauração dos livros.
Bom, o que nem todo mundo sabe é que essa recomendação agora é obrigatória. Em outubro de 2020 a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná publicou o Ofício-Circular nº 139/2020 que define a finalização dos trabalhos até abril de 2021.
Isso mesmo, os cartórios do Paraná precisam digitalizar seus livros até abril desse ano e alocar toda essa documentação seguindo o Provimento CNJ nº 74/2018, que resolve, entre outros:
Backup em Nuvem
Os livros e atos eletrônicos deverão ser arquivados mediante cópia de segurança de dados digitais em estrutura de armazenamento em nuvem em intervalos não superiores a 24 horas.
Sistema Redundante
Os meios de armazenamento deverão contar com recursos que detectam, mascaram e toleram falhas no sistema.
Rastreabilidade
O sistema informatizado deverá ter trilha de auditoria própria que permita a identificação do responsável pela confecção ou por eventual modificação dos atos, bem como da data e hora de efetivação.
Restrição por Níveis de Acesso
O titular delegatário ou o interino/interventor, os escreventes, os prepostos e os colaboradores do serviço notarial e de registro devem possuir formas de autenticação, além de usuário e senha associados aos perfis pessoais com permissões distintas, de acordo com a função.
Trabalheira, né?
Nem tanto, afinal tratam-se de documentos que precisam continuar contando com a autenticidade e credibilidade que eles merecem e que os Cartórios sempre deram. O que muda é a tecnologia que apoia os documentos no mundo digitalizado de agora.
A notícia boa é que o a Digitaldoc tem experiência e qualificação para te ajudar a atender todas essas normativas de forma simples, sem maiores dores de cabeça com multas e extravios.
Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas para saber como podemos te ajudar.