Menu
Blog do Documento
  • Digitaldoc
  • E-Atos
  • Certificata
Blog do Documento

Como compartilhar documentos com segurança?

Posted on 16 de agosto de 20182 de fevereiro de 2021 by blogdocumentodd

Em todas as empresas existem diversos tipos de documentos, onde os funcionários precisam ter acesso e utilizá-los no dia a dia corporativo. Hoje em dia, é comum que um setor tenha que compartilhar um documento com outro, mas como garantir a integridade dele? Como compartilhar documentos com segurança?

Sabemos que não é simples ter um controle de acesso aos documentos, pois podem ser extraviados ou deteriorados, prejudicando a segurança das informações contidas nos mesmos.

Dado como exemplo, o fato que ocorreu há um tempo atrás, onde foram publicados acidentalmente no Twitter “Portal do Brasil” um documento do Google Drive contendo todas as senhas das redes sociais do Governo Federal.

Mas aí vem a pergunta: “como garantir que o processo de compartilhar informações e documentos importantes da empresa com toda a equipe, ocorra de maneira segura e sem grandes problemas?” Preparamos neste post, algumas dicas sobre como compartilhar documentos de forma segura. Acompanhe:

Como compartilhar documentos físicos?

Os documentos físicos correm sempre um risco maior de perder sua integridade, seja pelo acesso de alguém que não teria autorização para tanto, ou por serem guardados em uma sala com vários arquivos de aço, sem nenhuma proteção, o que os deixa sujeitos a vários fatores que podem comprometê-los, tanto pela ação humana como ação do tempo. Diante disso, fica a dúvida: como compartilhar documentos com segurança, contornando alguns dos diversos riscos?

Mantenha seu ambiente de arquivo controlado por apenas uma pessoa. Quando alguém precisar de algum documento, uma cópia dele deve ser entregue, que pode ser autenticada, ou não, de forma que o original permaneça no devido local, o que reduz os riscos de danos a ele.

Outra dica muito útil é manter o documento em um local que não tenha muito movimento e sempre bem organizado, com tudo no seu devido lugar.

Como compartilhar documentos eletrônicos

Atualmente, existem diversas ferramentas que podem ajudar a rotina corporativa, como a Gestão Eletrônica de Documentos.  Ela surgiu em 1990 com uma ideia de um escritório sem papéis, e, de lá para cá, vem crescendo cada vez mais a busca por essa tecnologia que se destaca pelos seus benefícios, agilidade e segurança!

Com a GED, é possível ter muito mais segurança no compartilhamento de qualquer documento, de forma com que ele não seja modificado, ou que seja assinado por quem realizou a última atualização. Todo o gerenciamento é feito por um software intuitivo e com diversas opções disponíveis.

Quer conhecer mais sobre essa tecnologia tão abrangente no mercado? Acesse o nosso site, tire suas duvidas conosco, e confira mais dicas de gestão de documentos no Blog do Documento.

Posts recentes

  • Como turbinar a produtividade da sua empresa em 2025
  • Computação em Nuvem em 2025: perca o medo e aproveite o futuro!
  • Workflow Inteligente: Como automatizar processos com documentos e ganhar tempo em 2025
  • 5 Grandes Perdas ao Não Gerenciar Seus Documentos em 2025
  • Assinatura Digitalizada vs. Assinatura Digital: Entenda a Diferença em 2025

Comentários

  1. Ana em Assinatura Digitalizada vs. Assinatura Digital: Entenda a Diferença em 2025

Arquivos

  • abril 2025
  • março 2025
  • novembro 2022
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • janeiro 2020
  • dezembro 2019
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • julho 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • março 2019
  • fevereiro 2019
  • janeiro 2019
  • novembro 2018
  • agosto 2018

Categorias

  • Certificata
  • Documentos na nuvem
  • E-atos
  • Gestão de Documentos
  • Produtividade
  • Secretaria Acadêmica Digital
  • Sem categoria
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
    ©2025 Blog do Documento | Powered by WordPress & Superb Themes