Sabe aquela montoeira de arquivos, pastas e documentos de alunos e ex-alunos deverão ser digitalizados de acordo com as normas do MEC?
Olha, não querendo te desanimar, mas esse assunto é um pouco mais complexo do que apenas digitalizar os documentos.
O Ministério da Educação (MEC), instituiu nos últimos anos algumas normas e portarias que visam melhorar os processos internos das secretarias acadêmicas, prevendo que a documentação de alunos e ex-alunos sejam digitalizadas e devidamente guardadas em software especializado que facilite a busca posterior.
Durante conversas que tivemos com algumas IES, percebemos que um pequeno número delas já estão transformando parte do físico em digital, enquanto a maioria ainda está priorizando as rotinas da sua secretaria e quer finalizar o ano letivo para poder realizar as matrículas e somente depois entender e avaliar o que será necessário para adequarem-se.
Pois é… Não são todas as pessoas que investiram um tempo para entender a importância de iniciar a migração dos dados o quanto antes. Pensando nisso criamos um WEBINAR (palestra online) para troca de informações cruciais para a implementação da Secretaria Acadêmica Digital.
Aqui vão três bons motivos para que você, ou o responsável pelo acervo acadêmico da sua IES, participe dessa conversa conosco.
PREPARE-SE PARA A VISITA DO MEC
O MEC é o responsável por realizar autorizações, reconhecimentos, credenciamentos, supervisionar e avaliar as instituições de Ensino Superior periodicamente. Caso entendam que sua IES ainda não iniciou o processo de adequação das normas, há grandes chances de que seja perdido alguns pontos em sua avaliação geral.
Evite a pressão, as dores de cabeça e o desgaste emocional que estas visitas podem trazer, dando um primeiro passo, apenas entendendo o que é exigido de modo que você possa ir organizando as primeiras etapas.
ENTENDA AS NORMAS QUE ESTÃO EM VIGOR
Desde 1990, o Ministério da Educação já apresentava indícios de que em algum momento os processos internos das instituições de ensino se tornariam todos digitais. Dali em diante, uma série de normas foram instituídas e outras tantas foram revogadas.
Pensando nisso, nossos especialistas te ajudarão a entender o que está acontecendo de modo geral, bem como quais são os itens que por enquanto não requerem tanta urgência.
O conhecimento e entendimento destas normas, são a chave para que você se sinta seguro e no controle das mudanças que estão por vir.
No webinar iremos comentar sobre as normas mais relevantes quanto a secretaria acadêmica digital, que são a Portaria 1224 de 2013, o Decreto 9235 de 2017 (Art 21), Portaria 22 de 2017 (Art 43), Portaria 22 de 2017 (Art 42), Portaria 315 de 2018 (Art 45 e 46).
Para facilitar, já disponibilizamos elas pra você aqui.
BOAS PRÁTICAS PARA SUA SECRETARIA ACADÊMICA
Como já temos experiência em Implantações de Secretarias Acadêmicas Digitais em algumas IES, nós sabemos que mesmo seguindo as diretrizes do MEC, cada secretaria acadêmica em algum momento apresenta suas peculiaridades. Assim, passaremos algumas dicas de quem já passou por essa ação e que podem facilitar, agilizar e assegurar a organização do seu processo. Dessa forma os ganhos são perceptíveis logo nas fases iniciais de implementação.
Você tem interesse em ficar por dentro de tudo isso, exigências e prazos e ainda conhecer dicas que te trarão benefícios?
Nós vamos te ajudar. Clique aqui, e assista ao nosso Webinar.
WEBINAR – “Você sabe quais são as exigências para atender a Secretaria Acadêmica Digital?”
Que tal conhecer um pouco mais sobre o Software da Digitaldoc que atende a Secretaria Acadêmica Digital?