Assinatura Digitalizada e Assinatura Digital tem diferença! E Agora?

À primeira vista os termos “Assinatura Digitalizada” e “Assinatura Digital” parecem ser sinônimos mas, na realidade, não são.

Surgem muitas dúvidas quanto à utilização de uma ou outra, pois, não se sabe qual é a ideal, nem se possuem validade jurídica. Se você também tem essa dúvida, acompanha esse artigo para eliminá-la de vez da sua vida!

Ambas as formas de assinatura são realizadas de forma digital e as nomenclaturas são bem parecidas. Por conta disso, é muito comum ocorrer essas dúvidas, mas, existe diferença tanto na forma de inserção delas nos documentos, como na sua validade jurídica. Por isso, vamos explicar como cada uma delas poderá ser útil.

A Assinatura Digitalizada é a assinatura de próprio punho, que você fará em um equipamento (por exemplo em um tablet), podendo ser facilmente copiada ou reproduzida. Seria uma simples representação gráfica da sua assinatura, onde sua segurança é muito baixa para comprovação de autoria, não sendo válida para comprovação jurídica de um documento digital, até porque ela não é vinculada a nenhum certificado digital, dificultando a proteção da autoria e a integridade do documento.

A Assinatura digitalizada não possui validade jurídica

Já a Assinatura Digital utiliza operações matemáticas e um sistema de chaves criptografadas para ser criada. Com isso, ela garante a segurança, a origem, e a integridade do documento. Caso ele seja alterado, mesmo que um ponto ou espaço a mais, já é perdido essa validade. Essa assinatura sempre estará vinculada a um certificado digital (um arquivo eletrônico que serve como identidade visual para uma pessoa física ou jurídica) emitido por uma autoridade certificadora credenciada, dando a ela toda a validade jurídica necessária.

A Assinatura Digital possui integridade jurídica, desde que vinculada à um sistema de certificação digital.

Resumindo: quer que seus documentos eletrônicos tenham validade jurídica? Então, o ideal é utilizar a assinatura com certificação digital.

Nós, da Digitaldoc, possuímos essa funcionalidade em nosso sistema de gestão de informações. Tudo que você precisa fazer, é adquirir o Certificado Digital e inserir a permissão em nosso sistema!

A partir disso, todos os seus documentos poderão ser assinados digitalmente.

Converse com a gente e saiba mais sobre o nosso sistema e sobre a assinatura digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *