É hora de começar a agir!

      Nenhum comentário em É hora de começar a agir!

Início de ano e a correria já começou à toda na sua Instituição de Ensino Superior para atender à todos os prazos?

Sim, eu realmente entendo…

Matriculas sendo feitas, documentação perdida, financiamentos sendo negociados, horários precisam ser montados, professores precisando instruções e ainda por cima tem as normas do MEC para se adequar… CALMA, respira!

Você já parou para pensar que essa correria toda não precisa existir?

 

É, pense no cenário e me diga se não seria muito melhor:

  • Você ter acesso à toda documentação da Instituição sem precisar sair do lugar;
  • Você saber quando e quem modificou aquele documento importante;
  • Você ter controle e receber avisos referente ao vencimento dos arquivos;
  • Você ter controle de quem pode visualizar, editar ou fazer download do arquivo;
  • Você poder relacionar documentos que se complementam…

Tudo isso e muito mais, sem precisar se preocupar com a impressora que fica dando problema quando precisa imprimir algum documento. Sabe porque? Porque com as novas normas do MEC você não vai precisar imprimir mais nada!

Todos os arquivos criados digitalmente possuem validade jurídica. Quando você anexa uma assinatura com certificação com padrão ICP-Brasil, o arquivo passa a ter integridade total, não é apenas ter informações em uma folha de papel.

 

E os documentos físicos que já existem, como ficarão?

O Ministério da Educação instituiu as normas e os prazos para migração da documentação física para o meio eletrônico. Abril de 2020 parece estar longe, mas toda aquela papelada que tem lá no acervo precisa ser digitalizada. Sim… TUDO AQUILO!!

A documentação que está aí ocupando espaço, boa parte já poderá ir paro o lixo (desde que obedeçam à tabela de temporalidade documental).

 

E fazer isso dá muito trabalho?

Não vou mentir, exige esforço, mas se feito do modo certo, é possível não ter dores de cabeça com essa tarefa!

Você pode fazer da forma que pensa ser mais fácil, mas existe uma série de exigências que precisam ser atendidas e passos que são importantes serem seguidos, e, alguns processos podem agilizar muito esse serviço todo.

Bem, aqui na Digitaldoc, nós temos a Sônia, que auxilia as Instituições de Ensino Superior à implantarem a secretaria acadêmica digital nas secretarias acadêmicas. Tenho certeza que ela pode te ajudar a resolver tudo isso em bem pouco tempo.

 

Bem, agora vamos a mais algumas informações relevantes:

  • O MEC instituiu essa normativa à todas as instituições de Ensino Superior;
  • Não dá para esperar mais, o prazo está cada dia mais perto de se findar;
  • A tarefa não é fácil e nem rápida;
  • E, mesmo assim, não há motivos para você perder a cabeça!

Esse pode ser um processo muito mais simples com o auxílio de especialistas. Então porque você não fala com a Sônia agora e resolve suas principais dúvidas?

Pode parecer estranho pensar que os dias dos documentos físicos estão contados, mas é a tecnologia zelando pela natureza.

Conta pra gente aqui nos comentários: qual seu maior medo ou, qual está sendo a maior dificuldade para implantar a secretaria acadêmica na sua Instituição de Ensino?

Quer conhecer a ferramenta da Digitaldoc, desenvolvida especialmente para atender às normas instituídas pelo MEC? Clique AQUI!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *