Independentemente do formato do negócio, se online ou físico, o varejo é, ainda, um dos grandes motores da economia brasileira. E quem não nos deixa mentir é a projeção feita pelo site E-commerce Brasil, com movimentação estimada de R$ 63,9 milhões, apenas para o varejo online, em 2015. Isso significa que, para os empreendedores, mais que cifras exorbitantes e animadoras para buscar expandir a sua atuação no mercado, a preocupação com os processos internos deve ser pensada cuidadosamente. Por isso, listamos, no post de hoje, algumas maneiras de utilizar e se beneficiar das vantagens da GED no mercado do varejo. Confira!

Os desafios do setor varejista

Não são poucos os documentos gerados, recebidos, compartilhados e transitados em um varejo online ou físico.

Isso porque, diariamente, as lojas lidam com documentos – de clientes e colaboradores –, cadastros, processos, operações, planilhas e mais uma série de dados e informações que vêm e vão a toda velocidade.

Esse fluxo, em uma rotina pouco organizada, pode ser bastante prejudicial ao negócio. Afinal de contas, as possibilidades de ter algum desses documentos extraviado são enormes.

Uma boa solução para minimizar ou mesmo extinguir essa realidade é apostar em um alinhamento dos seus objetivos e necessidades com as tendências mais ágeis e seguras do mercado, como uma boa solução em GED no mercado do varejo.

Afinal de contas, manter um volume físico de papéis, hoje em dia, é uma estratégia ultrapassada e nem um pouco vantajosa para o varejo, que pode encontrar no gerenciamento eletrônico de documentos mais agilidade, economia, sustentabilidade e segurança para suas informações.

As vantagens da GED no mercado do varejo

Para que você consiga entender as reais vantagens da gestão eletrônica de documentos no mercado do varejo, listamos alguns dos principais benefícios dessa solução:

Mais agilidade: muitos processos internos podem ser automatizados, permitindo um controle maior na gestão de documentos, bem como mais colaboração de conteúdo e uma integração maior de áreas e informações. Os documentos estão disponíveis a um clique de distância;

Mais organização: mais organização nos documentos significa, consequentemente, um controle maior em todos os processos, permitindo que nada seja extraviado ou que nenhuma informação importante seja esquecida;

Redução no espaço físico: armazenar seus documentos na nuvem faz com que a necessidade por um espaço físico seja menor. Dessa maneira, você pode replanejar seus ambientes com mais facilidade e eficiência;

Mais sustentabilidade: imprimir menos papéis reduz os custos e manutenção de equipamentos, bem como garante uma valorização da sua marca como uma empresa ecologicamente responsável;

Mais segurança: servidores seguros, com informações controladas, em um ambiente completamente virtual e acessível somente para usuários autorizados.

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir em GED no mercado do varejo, vamos conferir como as ferramentas podem ser adequadas às suas necessidades específicas?

Soluções em GED para as suas necessidades

Um sistema de GED inserido na sua realidade permite, por exemplo, que você cadastre clientes, emita notas e faça um gerenciamento de dados com mais precisão e alinhamento das informações.

Além disso, a informação concentrada em um só lugar facilita a integração e compartilhamento de dados com outras lojas, por exemplo, ou mesmo com departamentos internos da sua loja.

Isso sem falar que, para o controle de processos internos, como o RH do seu varejo, a GED garante facilidade no acesso às informações desejadas, bem como a edição e o compartilhamento desses dados.

Ou seja: Essas vantagens da GED no mercado do varejo podem ser o diferencial que você estava em busca para aumentar a produtividade de grande parte dos seus departamentos, diminuir o extravio de informações e garantir mais segurança de todos os dados gerados e transitáveis entre as áreas do seu negócio.

Por isso, caso você tenha interesse em saber um pouco mais a respeito da GED no mercado do varejo, e como esse tipo de solução pode ser moldado para as suas necessidades e objetivos, entre em contato com a Digitaldoc e confira como a solução pode ser trabalhada em prol do desenvolvimento do seu comércio – seja ele online ou físico!

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *