Funcionalidades do Digitaldoc: Assinatura Digital

      4 comentários em Funcionalidades do Digitaldoc: Assinatura Digital

Entre muitas aplicabilidades do Digitaldoc, apresentamos hoje uma das mais interessantes. Esta funcionalidade permite aos usuários gerar documentos digitais com validade legal por meio do Digitaldoc V4, ou seja, muitos documentos poderão ser assinados digitalmente, sem que seja necessária a  respectiva assinatura manual, com reconhecimento em cartório para ter validade jurídica.

O que é a Assinatura Digital?

A assinatura digital é um método que visa autenticar a informação digital para que possa ser substituída a assinatura física. Os documentos podem ser assinados por certificados digitais A1 ou A3, os quais variam de acordo com os seus níveis de segurança, porém possuem a mesma aplicação legal nessa funcionalidade.

O Certificado Digital A1 tem validade de até 12 meses, sendo gerado e armazenado em software instalado diretamente no computador do seu titular.

O Certificado Digital A3 tem validade de até 36 meses, sendo gerado e armazenado em hardware criptográfico, o qual pode ser um token (dispositivo eletrônico gerador de senhas) ou um cartão inteligente, ambos funcionam conectados à máquina por meio da conexão USB.

Como funciona a Assinatura Digital no Digitaldoc V4

O software Digitaldoc V4, permite que os usuários assinem seus documentos respeitando a Medida Provisória 2.200-2, que determina que qualquer documento digital tenha validade legal se for certificado pela ICP-Brasil, tornando os documentos autênticos e íntegros.

Os documentos assinados por meio do Digitaldoc V4, podem receber mais de uma assinatura. Por exemplo: um contrato que precisa ser assinado por duas partes. Também é possível visualizar as informações das assinaturas, tal como: o nome do titular, quando o certificado foi expedido, até qual data o certificado é valido e em que data o documento foi assinado.

 

O Digitaldoc V4 realiza a Assinatura Digital de duas formas:

  • Documentos com extensão PDF: como os documentos em PDF armazenam as informações da assinatura no próprio arquivo, a visualização dos dados da assinatura e do certificado podem ser visualizados no próprio documento, após ter sido assinado.
  • Documentos em outras extensões: o sistema realiza uma cópia do documento que está sendo enviado e gera um arquivo assinado digitalmente, que é a versão autêntica do documento assinado, com a extensão P7S. É possível visualizar a cópia do documento, fazer o download do arquivo P7S e também visualizar as informações da assinatura e do certificado utilizado.

Arquivos P7S são arquivos de texto associados à PKCS #7 Signature, que é um tipo de criptografia utilizada para assinar documentos e certificados, em cartórios ou órgãos do governo. Ou seja, é o conteúdo do arquivo que foi assinado, criptografado, tornando esse documento assinado e válido de forma digital.

Há mais de 11 anos no mercado de gerenciamento eletrônico de documentos, a Digitaldoc vem ajudando o setor público e empresas privadas por todo o Brasil na gestão dos seus documentos e, desde então, vem se reformulando e melhorando ainda mais suas soluções.

Se estiver em dúvida sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente e queira conhecer mais sobre os processos de assinatura digital, entre em contato com um de nossos especialistas, clicando aqui.

4 thoughts on “Funcionalidades do Digitaldoc: Assinatura Digital

  1. Pingback: Como simplificar as tarefas de um empresário contábil? Blog do Documento

  2. Pingback: Seu Sistema Acadêmico não gerencia documentos! - Blog do Documento

  3. Pingback: As 3 funcionalidades mais queridinhas do Digitaldoc - Blog do Documento

  4. Pingback: Diploma digital será obrigatório em todo o território brasileiro - Blog do Documento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *