Não é recente a preocupação humana em criar processos que otimizem os seus valiosos segundos e, ainda mais, que visem trazer mais agilidade ao seu dia a dia. Quando ampliamos o enfoque para o âmbito corporativo, podemos acrescentar à lista mais produtividade e, consequentemente, lucros para a prosperidade do negócio. Um desses conceitos, entretanto, é mais atual, e busca aliar essas principais particularidades: o Triple Bottom Line da Sustentabilidade. Pensando nisso, pegamos emprestada a ideia do tripé e a adaptamos à realidade da gestão documental. Confira!

O que é o Triple Bottom Line da sustentabilidade?

Com a sustentabilidade em pauta, nos últimos anos, a percepção de marca dos consumidores passou a esbarrar, justamente, na responsabilidade ambiental e em como as suas empresas favoritas se posicionam diante dessa questão.

Assim, criou-se o conceito de Triple Bottom Line da Sustentabilidade, que são 3 aspectos dependentes e complementares. Ou seja: funcionam em sinergia e entre si, mas devem garantir o melhor resultado independente, também.

  • People (pessoas):são todas as ações que se referem ao tratamento dado às pessoas que movem as organizações. E isso inclui adequação legislação trabalhista e um ambiente de trabalho mais salubre.
  • Planet (planeta):trata-se das maneiras com a qual uma empresa deve pensar no ambiente e nas melhores práticas para reduzir e/ou recompensar o impacto causado por ela na natureza;
  • Profit (lucro):espécie de recompensa da empresa, após unir e trabalhar nas outras frentes do Triple Bottom Line da Sustentabilidade, o lucro é o balanço positivo de tais ações, o que serve como a gratificação de tudo o que foi feito.

Agora que já deu para ter uma boa ideia de como o conceito foi concebido e é aplicado, vamos ver quais são os principais pilares do Triple Bottom Line da Sustentabilidade na gestão documental, e quais são os principais benefícios dele, além do aumento de produtividade?

O Triple Bottom Line da Gestão Documental

Visando um melhor aproveitamento da sua gestão documental, sabendo, inclusive, como trabalhar em harmonia com a sua solução em GED, bolamos o Triple Bottom Line da Gestão Documental. Um processo que passa por 3 fundamentais pilares, como veremos a seguir:

O documento

O primeiro pilar do nosso Triple Bottom Line da Sustentabilidade diz respeito exclusivo à sua propriedade intelectual. Ou seja: tudo aquilo que é documentado e deve ser armazenado.

Nele, concentram-se etapas fundamentais de todo o ciclo de vida de um documento: a sua criação, manutenção, armazenamento e recuperação.

Com uma solução em GED focada em armazenamento na nuvem, é possível reduzir imensamente o volume de papéis na sua empresa, tornando-a mais agilizada com soluções digitais, e menos custosa, uma vez que não haverá mais tanto trabalho com impressão e armazenamentos físicos.

Os processos

Além do ciclo de vida, devemos levar em conta que a GED trabalha com foco no aumento de produtividade, como já mencionado, mas com processos que potencializam o cuidado com a sustentabilidade.

Prova disso é a sua plataforma digital que permite aos colaboradores o acesso à informação desejada de onde estiverem, o que reduz o tráfego de idas e vindas, bem como agiliza o tempo de produção de cada etapa, pois mais de uma pessoa pode acessar, editar e compartilhar o mesmo documento — e ao mesmo tempo.

Assim, os processos são fundamentais, também, na conclusão do Triple Bottom Line da Sustentabilidade focado na gestão documental.

As atitudes da equipe

Por fim, as características dependentes do nosso Triple Bottom Line da Sustentabilidade passam pela postura e conscientização da equipe a respeito das responsabilidades da mesma.

Isso envolve o cuidado em não imprimir papéis desnecessariamente, por exemplo, ou mesmo os desafios que as equipes enfrentam ao testar o uso de um processo de qualidade.

Assim, com uma reeducação coletiva, é possível começar a conscientização a partir da principal força de trabalho da sua empresa: as pessoas que a tornam produtiva e ecologicamente responsável.

Viu como o Triple Bottom Line da Gestão Documental pode ser aplicado na realidade do seu negócio e colher interessantes resultados?

Entretanto, toda evolução pode trazer certas dificuldades até ser devidamente implementada. Por isso, para complementarmos este interessante assunto, convidamos você a entender o porquê as pessoas relutam em utilizar o GED. Que tal? Até a próxima.

Categorias: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *