Invasão de sistema e segurança de informações com GED

Ao passo que nossos dias se tornam cada vez mais digitais, crescem, também, a quantidade de indivíduos mal intencionados na rede, que aproveitam o advento tecnológico para criar novos tipos de golpes. Essas ações são preocupantes, colocam em risco tudo aquilo que possamos imaginar que seja seguro no universo digital e fazem com que se tenha que ampliar, com urgência, a segurança de nossas informações com uma solução GED, por exemplo.

Acontecimentos como o do sequestro de dados do sistema interno da Prefeitura de Pratânia, nos mostram exatamente isso. Por isso, baseado nesse caso, preparamos o post de hoje sobre a diferença na segurança dos seus arquivo ao adotar um GED.  Confira!

O ocorrido na Prefeitura de Pratânia

No dia 30 de outubro de 2015, a Prefeitura de Pratânia, interior de São Paulo, sofreu um verdadeiro susto virtual ao descobrir que o seu sistema interno tinha sido hackeado.

Havia, ainda, uma mensagem em inglês do grupo, exigindo o pagamento de US$ 3 mil para que os serviços fossem reativados. Um especialista na área foi contratado para resolver a situação, mas alguns dias ainda passaram até que normalizasse o acontecido.

Enquanto o prefeito do município na época, Roque Joner, se mostrava temeroso em saber como ou quando seria resolvido o problema, especialistas do setor de tecnologia afirmavam que não havia garantias de que o sistema voltaria plenamente para as mãos da Prefeitura de Pratânia.

Afinal de contas, se foi tão fácil invadir o sistema público da cidade, o que impediria o grupo de repetir a ação?

O impacto dessa invasão

Para se ter uma ideia da magnitude do ocorrido, o dia 3 de novembro era uma data de apreensão para muitos funcionários públicos de Pratânia, já que todo o DNA de funcionamento da prefeitura (como a folha salarial, as licitações, a tesouraria, o IPTU, o ISS, o setor de compras e o almoxarifado, entre outras áreas) se via refém dos hackers, com acesso restrito aos setores.

Neste caso, o grupo responsável pelo ataque virtual à prefeitura de Pratânia pode responder pelos crimes de extorsão (por conta do resgate exigido) e da lei Carolina Dieckmann, que protege os cidadãos por invasões aos seus sistemas de informática.

Para o primeiro delito, a pena é de confinamento por um período de 4 a 10 anos. O crime de invasão, por sua vez, prega uma pena de reclusão de 3 meses a 1 ano, mais uma multa aos criminosos.

À prefeitura de Pratânia, outra má notícia: caso informações pessoais dos cidadãos, como os números de seus documentos ou débitos, sejam divulgados, eles têm direito a acionar a prefeitura judicialmente.

Uma prática incomum, cada vez mais comum

O caso ocorrido na cidade de Pratânia despertou o sinal de alerta em muitos outros municípios. Afinal de contas, o quão seguros estamos cada vez mais expostos no mundo virtual?

Por conta disso, insistimos em bater na tecla de que não faltam motivos para empreendedores, de todos os portes ou segmentos de atuação, investirem em Gestão Eletrônica de Documentos.

Afinal de contas, um desses motivos reside, justamente, na questão de segurança das informações que você acessa, armazena e compartilha virtualmente.

Assim, em um momento em que os crimes virtuais passaram de casos esporádicos a ousados ataques de mais frequência, é importante buscar os fornecedores de Gerenciadores Eletrônicos de Documentos que mais se adaptam às suas necessidades e consigam garantir maior segurança à sua propriedade intelectual.

Aposte em um GED para cuidar dos seus documentos

Como vimos, os ataques virtuais estão tomando cada vez mais forma e volume na sociedade, inserida em um contexto digital.

Dessa maneira, antever os problemas é uma necessidade, praticamente, para garantir que você se mantenha em evidência, com bastante presença digital, e de maneira organizada e segura, precavendo-se contra as principais ações criminosas.

Para entender um pouquinho mais sobre como um GED pode modificar completamente a rotina de sua empresa, agregando mais segurança aos seus documentos, entre em contato conosco e descubra como podemos criar uma solução personalizada para a realidade do seu negócio!

2 thoughts on “Invasão de sistema e segurança de informações com GED

  1. Pingback: Por que os projetos de GED fracassam? - Blog do Documento

  2. Pingback: A gestão de documentos se aplica ao meu negócio? - Blog do Documento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *