Assinatura Digital: a nova funcionalidade do Digitaldoc V4
16 de março de 2017 No Comments Gestão de Documentos,Inovação Michele Regina Neinas

A Digitaldoc acaba de implementar mais uma melhoria no sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, a Assinatura Digital. Esta funcionalidade permite aos usuários gerar documentos digitais com validade legal por meio do Digitaldoc V4, ou seja, muitos documentos poderão ser assinados digitalmente sem que seja necessária a  respectiva assinatura manual, com reconhecimento em cartório para ter validade jurídica.

O que é a Assinatura Digital?

A assinatura digital é um método que visa autenticar a informação digital para que possa ser substituída a assinatura física. Os documentos podem ser assinados por certificados digitais A1 ou A3, os quais variam de acordo com os seus níveis de segurança, porém possuem a mesma aplicação legal nessa funcionalidade.

O Certificado Digital A1 tem validade de até 12 meses, sendo gerado e armazenado em software instalado diretamente no computador do seu titular.

O Certificado Digital A3 tem validade de até 36 meses, sendo gerado e armazenado em hardware criptográfico, o qual pode ser um token (dispositivo eletrônico gerador de senhas) ou um cartão inteligente, ambos funcionam conectados à máquina por meio da conexão USB.

Como funciona a Assinatura Digital no Digitaldoc V4

O software Digitaldoc V4 permite que os usuários assinem seus documentos respeitando a Medida Provisória 2.200-2, que determina que qualquer documento digital tenha validade legal se for certificado pela ICP-Brasil, tornando os documentos autênticos e íntegros.

Os documentos assinados por meio do Digitaldoc V4, podem receber mais de uma assinatura, exemplo: um contrato que precisa ser assinado por duas partes. Também é possível visualizar as informações das assinaturas, tal como: o nome do titular, quando o certificado foi expedido, até qual data o certificado é valido e em que data o documento foi assinado. Abaixo, demonstrativo de um documento assinado digitalmente e visualização das informações.

^A7B76BEF4D8A2D4072DDF54655313E6A2E25547F31424658B2^pimgpsh_fullsize_distr

 

O Digitaldoc V4 realiza a Assinatura Digital de duas formas:

  • Documentos com extensão PDF: como os documentos em PDF armazenam as informações da assinatura no próprio arquivo, a visualização dos dados da assinatura e do certificado podem ser visualizados no próprio documento, após ter sido assinado.
  • Documentos em outras extensões: o sistema realiza uma cópia do documento que está sendo enviado e gera um arquivo assinado digitalmente, que é a versão autêntica do documento assinado, com a extensão P7S. É possível visualizar a cópia do documento, fazer o download do arquivo P7S e também visualizar as informações da assinatura e do certificado utilizado.

Arquivos P7S são arquivos de texto associados à PKCS #7 Signature, que é um tipo de criptografia utilizada para assinar documentos e certificados, em cartórios ou órgãos do governo. Ou seja, é o conteúdo do arquivo que foi assinado, criptografado, tornando esse documento assinado e válido de forma digital.

Há 11 anos no mercado de gerenciamento eletrônico de documentos, a Digitaldoc vem ajudando o setor público e empresas privadas por todo o Brasil na gestão dos seus documentos e, desde então, vem se reformulando e melhorando ainda mais suas soluções. Se estiver em dúvida sobre quais documentos podem ser assinados digitalmente e queira conhecer mais sobre os processos de assinatura digital, entre em contato com um de nossos especialistas através do site www.digitaldoc.com.br.

Palavras-chave

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *