O que sua empresa pode aprender com o Carnaval
24 de fevereiro de 2017 No Comments Gestão de Documentos Michele Regina Neinas

O carnaval se aproxima e assim como nas férias de fim de ano, as redes sociais estão lotadas de posts com gente alegre, fotos de festas e descontração. Mas, como já sabemos a vida real anda bem diferente.

O marketing de algumas empresas faz este mesmo processo. Dá cor, vida e mostra o que as empresas tem de melhor. Revistas e jornais estampam publicidades de empresas com escritórios bonitos, empreendedores felizes e resultados excelentes. Mas em alguns casos a versão está fantasiada, nem sempre a realidade mostrada é o que realmente acontece, como a magia do carnaval.

Então quais as lições que podemos tirar deste momento de festa e comemoração, que podem ser usadas nos trabalhos diários da empresa?

Usar energia de forma comedida

Uma grande sacada do carnaval é não acabar com as energias já no primeiro dia de festas, cuide-se, vá com cautela e sem exageros, afinal, o carnaval são 4 dias de festa. O mesmo acontece nos projetos novos, iniciados na empresa. Um projeto de gestão eletrônica de documentos, por exemplo, exige cautela, planejamento de etapas, e distribuição da carga, a modo que não se inicie com todo o gás nas etapas iniciais e ao final falte animo para o término do projeto e ele fique incompleto. Documentos ficarão desencontrados, informações serão perdidas e a sensação será de insatisfação por não completar o proposto inicialmente.

Não invista todo o dinheiro em algo desnecessário

Já imaginou adquirir o abadá daquele bloco que arrasa no carnaval, com tudo incluso, inclusive bebidas? Legal não é? Mas chegando no dia, você descobre que as bebidas não serão o que você gosta de consumir, e não será útil para você, ou seja, você realizou um mal investimento e passará os dias de folia frustrado. A dica é sempre conferir onde está investindo seu dinheiro, para evitar aborrecimentos.

Já nas empresas vale sempre o cuidado para avaliar no que investir os fundos e capital. Segundo um relatório da Startup Genome Report Extra on Premature Scaling, que analisou 3200 Startups de rápido crescimento, em 3 anos, apenas 8% delas sobrevivem. O mais interessante é que das 92% de startups que morreram, 74% aceleraram o crescimento na hora errada e não conseguiram mais dinheiro para seguir em frente.

Isso quer dizer que investiram muito dinheiro de forma errada, com contratações, marketing e vendas, antes de terem encontrado um caminho sólido de crescimento.

Coloque em prática todos os seus projetos, não espere por um único dia de carnaval!

O ano todo preparando, organizando e sonhando para realizar o projeto em um único dia e acabou! É assim no carnaval, em que as escolas se preparam o ano todo para um desfile de apenas uma hora, e obter momentos intensos, mas pra chegar lá tem que ter muita ralação e por muitas vezes perder outros momentos incríveis que poderiam ter acontecido e deixaram de ser aproveitados durante o ano.

O mesmo pode ser visto em algumas equipes de colaboradores, onde realizam projetos extensos, onde cada etapa vencida, não é comemorada, não há energia positiva envolvida durante a execução. Outros não dividem suas ideias, guardam e não executam. A dica é: não viva 364 dias do ano trabalhando em algo, para vivenciar bons momentos em um único dia. Passe todos os dias com sinergia, envolva as pessoas nos seus pequenos ideais, curta as pequenas vitórias e desfrute da alegria com a família, amigos e colegas de trabalho, sempre que puder.

Se tiver experiências vivenciadas no período de carnaval, que após utilizou no seu dia a dia empresarial, compartilhe nos comentários. Boa folia de carnaval a todos!

 

 

 

 

Palavras-chave

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *