Computação em nuvem: perca o medo!
10 de janeiro de 2017 No Comments Nuvem,Produtividade,Segurança Cauê Bampi

A computação em nuvem vem crescendo muito nos últimos anos, porém muitas pessoas ainda possuem certa resistência quanto a utilização desta plataforma.

O medo geralmente está acompanhado de alguns questionamentos, referente à segurança e disponibilidade de sistemas que estão utilizando a plataforma em nuvem. Mas em contrapartida, as pessoas não se questionam quanto ao serviço de e-mail ou as páginas institucionais em redes sociais, serviços estes armazenados em nuvem, dos quais utilizam e dependem no dia a dia.

Curando os medos da computação em nuvem

A cura para os medos está diretamente ligada à informação, segue alguns tópicos abordados por pessoas que possuem resistência à utilização de sistemas hospedados em nuvem:

Segurança: Os sistemas em nuvem são armazenados em estruturas preparadas para receber grande quantidade de dados, onde existe um controle e gerenciamento por parte da empresa que está hospedando seu sistema em nuvem. As plataformas em nuvem geralmente possuem rotinas de backup e de recuperação de informações, garantindo que essas informações estejam a salvo de furtos, catástrofes ou problemas de equipamentos que um servidor local estaria sujeito.

Disponibilidade: A disponibilidade de um sistema ou serviço é muito importante. Os sistemas armazenados em nuvem são acessados através da internet, essa dependência gera a preocupação de não ter acesso à suas informações quando houver problemas de conexão. Porém, parte da grande economia gerada ao não precisar contratar um servidor local, isso pode se tornar investimento em uma conexão de internet confiável e de qualidade. Existem ainda sistemas que possibilitam o armazenamento de informações e processos de forma offline, realizando a integração com a nuvem após o retorno da conexão.

Custos: Conforme mencionado acima, os custos com a contratação de um sistema em nuvem pode gerar grande economia. Nem toda empresa detém a possibilidade de manter ou terceirizar um departamento de TI, para que realizem a manutenção e suporte aos sistemas armazenados em servidores locais, a nuvem possibilita que seja reduzido o tempo e custo quando se faz necessário estes serviços. Outro fator na redução de custos é a não necessidade de contratação, compra e instalação de um servidor local, o que precisa de espaço, estrutura, tempo para configuração e mão de obra especializada.

Vantagens da utilização da computação em nuvem

Os ganhos em produtividade, segurança, disponibilidade e redução de custos são benefícios que os sistemas e serviços de computação em nuvem podem agregar à sua empresa. É comum que existam inseguranças na utilização de tecnologias que ainda não tivemos contato, mas é necessário buscar informações e entender melhor a forma que estes sistemas trabalham.

A implantação de um sistema de computação em nuvem é simples. Os treinamentos, manutenções e suporte, podem ser realizados de forma remota, ou seja, sem precisar arcar com as despesas de deslocamento de um técnico até a sua empresa.

A utilização de tecnologias de alta performance e o aumento da mobilidade, possibilitando o acesso aos serviços de qualquer local com conexão com a internet são fatores que somam pontos para a utilização de sistemas armazenados em nuvem.

Outra grande vantagem da utilização de sistemas armazenados em nuvem é a possibilidade de contratar apenas o recurso que irá utilizar, onde a sua empresa terá que investir na implantação e nas mensalidades para a contratação destes sistemas, o que ainda assim, gera uma grande redução de custos.

Quer saber mais sobre tecnologia, sistemas armazenados em nuvem, produtividade e assuntos que podem agregar valor à sua empresa? Visite o site da Digitaldoc e veja os benefícios que um sistema de gestão eletrônica de documentos pode trazer para a sua empresa.

 

 

Palavras-chave
Sobre o autor
Cauê Bampi Analista de Implantação e Suporte na Digitaldoc.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *