Porque armazenar na nuvem?
31 de agosto de 2016 No Comments Gestão de Documentos,Nuvem Silvane Gass

Muito se fala atualmente em computação na nuvem. É uma tecnologia realmente benéfica e muito bem vinda. Muitas organizações já optaram por armazenar na nuvem seus arquivos devido a praticidade, segurança e tranquilidade proporcionada.

E sua empresa, já conhece essa tecnologia? Seus documentos já estão armazenados na nuvem?

Se sua empresa ainda não conhece a computação em nuvem, vou te ajudar a entender melhor o conceito e os benefícios que o armazenamento na nuvem proporcionam a uma organização. Tenho certeza que depois de ler este artigo você vai pensar melhor no assunto.

O que é computação em nuvem

Para o pessoal de tecnologia (TI) esse termo é muito comum, mas nem sempre é bem entendido pelos que não são da área. Por isso vou explicar de forma resumida o que é computação na nuvem (falaremos mais deste assunto em outro post).

Do inglês cloud computing, a computação na nuvem é um termo utilizado para descrever quando o processamento das informações é feito em servidores (computadores) remotos compartilhados, com o objetivo de reduzir custos com infraestrutura.

Por exemplo, o Gmail armazena milhões de emails, realiza processamento para filtrar spam e para identificar tipos de emails. Você pode acessar o Gmail de qualquer lugar sem precisar instalar nenhum software, sem precisar baixar as informações para seu computador e sem precisar que o mesmo faça o processamento de tudo isso. Existe um servidor em algum lugar do mundo, que faz este trabalho para você.

A nuvem também possibilita que você armazene qualquer tipo de arquivo digital, como por exemplo documentos do office, fotos, vídeos, em um servidor remoto, não ocupando espaço do seu próprio computador.

Por que armazenar na nuvem

Hoje, a tecnologia de nuvem é uma das formas mais eficazes de guardar documentos ou informações. Isto porque os riscos envolvidos no armazenamento em dispositivos físicos, como o computador, HD externo, CD/DVD ou até mesmo pen drives, são muito grandes.

Nestes dispositivos os documentos estão expostos a vários tipos de danos, os dados podem ser corrompidos por vírus, por umidade, queda, inundações,incêndio e ainda o dispositivo pode ser extraviado. Pode acontecer também do computador ser formatado e por um descuido não ter sido feito backup dos dados, e se foi feito, o próprio backup pode estar corrompido, não sendo possível a restauração das informações.

O armazenamento na nuvem veio para resolver todos estes problemas e ainda traz muitos outros benefícios para uma organização. Veja só alguns:

  • Pague pelo que usar. Ou seja, você só paga pelo espaço de armazenamento que utilizar, máquinas virtuais, processamento, etc, conforme os planos de cada prestadora deste serviço.
  • Não se preocupe com perda de dados. Na nuvem o backup é feito automaticamente depois de configurado e é redundante, ou seja, é replicado geograficamente para vários lugares do mundo. Por exemplo, você pode ter cópias dos seus backups nos Estados Unidos e no Brasil. Então se o servidor do Brasil ‘pegar fogo’, você ainda terá uma cópia nos Estados Unidos. No caso da Azure (prestadora de serviço de nuvem), os dados de backup possuem seis copias replicadas geograficamente em dois data centers, que geralmente estão em continentes diferentes ou em extremos do mesmo continente. Por exemplo, os dados armazenados no Brasil são replicados em servidores nos Estados Unidos.
  • Redução de gastos com estrutura de servidores. Não é necessário mais comprar máquinas superpotentes que geralmente são caras e que nem sempre são utilizadas em todo o seu potencial e precisam ser atualizadas a cada dois ou três anos, o que gera mais custos.
  • Confiança: as empresas que prestam o serviço de armazenamento na nuvem como a Amazon, Azure, Locaweb são muito bem-conceituadas e possuem uma estrutura gigante de servidores e regras rígidas de segurança dos dados e possuem certificações que garantem que essas regras são seguidas. Por isso são muito confiáveis. Atualmente utilizamos aqui na empresa a Azure que atende muito bem nossas necessidades, mas já utilizamos as outras duas citadas e recomendamos todas elas.

Armazene seus documentos na nuvem

Devido a todos estes fatores mencionados, os softwares de gestão de documentos da Digitaldoc foram desenvolvidos para armazenar na nuvem. Isso facilita muito a gestão dos documentos empresariais e traz tranquilidade e comodidade para nossos clientes.

Utilizar um software para gestão de documentos e ainda poder armazenar na nuvem pode trazer grandes benefícios para sua empresa.

E você, já utiliza essa nova tecnologia de computação na nuvem?  Conte-nos sua experiência.

Palavras-chave
Sobre o autor

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *