Uma empresa do futuro ou do passado?
4 de agosto de 2016 No Comments Produtividade Cinária Klumb

Como está a capacidade da sua empresa de evoluir e acompanhar as tendências? Ela tem passado por inovações ou está acomodada, como um sapo na água fria prestes a ferver? Muitas empresas estão acomodadas num tempo passado, esperando o carro do Dr. Brown trazê-las “De volta para o futuro”, mas sabemos que isso não acontecerá.

Por isso, para manter o nível de produtividade alto, as empresas precisam continuar atualizadas, acompanhar as tendências do mercado e utilizar ferramentas e tecnologias inovadoras. Confira alguns indicadores que diferenciam os negócios estão ficando no passado de uma empresa do futuro.

Site corporativo

Não importa em que ramo a sua empresa atue. Se o seu cliente precisar buscar informações sobre um produto ou serviço que você vende, é à Internet que ele recorrerá. Quando ele for pesquisar, é importante que a sua empresa apareça logo nos primeiros resultados. Mais ainda: quando o cliente entrar no seu site, precisa encontrar um espaço com boa navegabilidade, com todas as informações que procura e seus canais de contato.

Software de Gestão Online

Emissão de Nota Fiscal, controle financeiro e de vendas e gestão de estoque. Na sua rotina, essas atividades ainda são feitas manualmente ou com o auxílio de dezenas de planilhas de Excel? Se a resposta for positiva, é preciso rever os processos para se tornar uma empresa do futuro. Hoje em dia, há softwares para cuidar destas tarefas, o que reduz a quantidade de falhas, economiza tempo dos colaboradores, aumenta a produtividade e a segurança da gestão empresarial.

Gestão Eletrônica de Documentos

A também chamada GED é a responsável por organizar e armazenar eletronicamente todo o patrimônio intelectual de uma empresa, o que facilita a localização e o acesso a arquivos, agiliza a implementação e a mudança de processos, economiza tempo e traz maior aproveitamento do espaço físico. O benefício desta tecnologia é o aumento da produtividade, quesito extremamente valorizado e fundamental para uma empresa do futuro.

Inovação

Apenas 11% das empresas listadas como as 500 maiores empresas do mundo da edição de 1955 da revista Fortune ainda existem. O motivo é simples: a inovação. Aquelas que se preocuparam em acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e globais, se adaptaram às novidades e geram valor para seus consumidores até os dias de hoje. Ou seja, cada uma delas é uma empresa do futuro. É um trabalho árduo, mas que traz recompensa: continuar sendo importante para seus clientes durante anos.

Múltiplos canais de comunicação

Para que o consumidor entre em contato com a empresa para sanar dúvidas antes de adquirir o produto, durante o processo de decisão ou após a aquisição, é preciso disponibilizar múltiplos canais de comunicação. Chat e suporte online, telefone, e-mail e redes sociais são alguns exemplos adotados por uma empresa do futuro. Dessa forma, o relacionamento com o cliente se estreita e o engajamento aumenta proporcionalmente.

Software de Gestão de Tempo

Uma empresa do futuro conta com alguma das várias opções no mercado de softwares para avaliar se o tempo do colaborador está sendo bem aproveitado. Essa é mais uma ferramenta que garante o aumento de produtividade e os resultados dos negócios.

CRM

Antigamente as lojas eram pequenas e o dono conhecia cada cliente, suas preferências, frequência de compra, entre outros aspectos. Essa informação ficava armazenada em cadernos e na memória dos empresários e vendedores. Hoje em dia, uma empresa do futuro usa o Costumer Relationship Management (CRM) para coletar, centralizar e organizar todas estas informações. Dessa forma, o histórico de compras e o perfil do cliente estão seguros e podem ser acessados facilmente.

Se você se identificou com a ausência de alguns desses pontos na gestão da sua empresa, a boa notícia é que nem tudo está perdido. Nunca é tarde para buscar a modernização e ser uma empresa do futuro, portanto comece avaliando os maiores gargalos na rotina dos negócios e defina ações para conquistar mais resultados e não perder espaço para a concorrência.

Continue acessando o blog para ficar por dentro dos mais modernos processos de gestão e não deixe de conferir as soluções que a Digitaldoc oferece para a sua empresa.

Palavras-chave
Sobre o autor

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *